Deputado quer mega operação para periciar relógios que aferem consumo de energia

Por Wanglézio Braga

O deputado Roberto Duarte, do MDB, vai propor a CPI da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que possam convidar funcionários do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e do Ministério Público do Acre (MPAC) para montar uma mega operação para fazer perícias em alguns relógios que aferem o consumo de energia no Acre.

A proposta acontece mediante inúmeras reclamações dos consumidos sobre aumento desenfreado no valor da taxa paga pela energia. “Recebi notícias que ainda existem supostas fraudes com relação aos relógios eletrônicos, fraudes essas, supostamente, cometidas pela Energisa. São inúmeras reclamações que vão desde problemas nas faturas das contas e também com relação aos aumentos estratosféricos”, justificou o deputado.

O parlamentar pede a intervenção dos órgãos responsáveis por fiscalizar os diversos serviços prestados pelas operadoras. “Após receber essas denúncias, vou requerer a CPI da Energia Elétrica, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, que requeira aos órgãos competentes como o INMETRO, o Instituto de Pesos e Medidas- IPEM e o Ministério Público que realizem a fiscalização/vistoria, uma perícia metrológica e uma perícia técnica nos relógios eletrônicos em algumas unidades consumidoras, para verificar as referidas denúncias que estou recebendo”, pediu.