Nicolau Júnior decreta ponto facultativo na sexta-feira (21)

Por Wanglézio Braga

O Governador em Exercício, deputado Nicolau Júnior (PP), assinou o decreto N° 2876/2019 que declara ponto facultativo no Acre no dia 21 de junho, sexta-feira. Com isso, ficam os Secretários de Estado e demais autoridades da Administração Pública Estadual autorizados a convocar servidores para expediente normal, conforme a necessidade de serviço.

O ponto facultativo não se aplica ao atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clinicas, neste incluídos os serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.  

Segundo o calendário oficial do estado, o feriado do dia 20 de junho é reservado a Corpus Christi uma expressão que veio do latim que significa “Corpo de Cristo”. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. Elas são feitas nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Tapetes com símbolos e cores diferentes feitos a partir de pó de serra são comuns.