No “Fale com o governador”, Alysson Bestene destaca avanços do governo

Secretário de Articulação Política comentou sobre as negociações e melhorias para os servidores da Saúde, além dos investimentos que estão feitos pelo governo do Estado e outros que serão realizados a partir do próximo ano 

O secretário de Estado de Articulação Política, Alysson Bestene, foi o convidado especial do programa “Fale com o governador” levado ao ar nesta segunda-feira, 16, em rede estadual de rádio pelo Sistema Público de Comunicação. Durante a entrevista, o gestor teve a oportunidade de comentar as principias conquistas obtidas pelo governo em pouco mais de oito meses e sobre os investimentos que estão previstos para melhorar a vida da população acreana a partir do próximo ano.

Bestene esteve à frente das negociações com os sindicatos ligados aos profissionais da Saúde. O gestor destacou o diálogo franco como fundamental para que a paralisação dos profissionais fosse encerrada em pouco mais de 24 horas e disse, ainda,  que o próprio governador Gladson Cameli recebeu as lideranças por diversas vezes para discutir e encontrar soluções para os anseios apresentados pela categoria, algo que não acontecia em administrações passadas.

“O governo sempre esteve de portas abertas e vamos manter esse canal de comunicação com qualquer sindicato ou associação democraticamente, como o governador Gladson Cameli age e ele mesmo sempre se colocou à disposição e aqui eu quero ressaltar que ao longo destes oitos meses o governador já sentou mais de cinco vezes com o sindicato. Isso demonstra sua preocupação em melhorar ainda mais as questões que envolvem Saúde”, enfatizou.

Alysson argumentou que as reivindicações dos trabalhadores são justas e que o pagamento da etapa alimentação, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração(PCCR) e regularização dos servidores do Pró-Saúde vêm sendo estudados pela equipe econômica do governo para que possa atender, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, os anseios dos profissionais.

O secretário ainda lembrou o caos que o atual governo herdou na Saúde, como o baixo estoque de medicamentos, obras inacabadas, décimo terceiro e salários atrasos dos servidores. Alysson afirmou que os débitos já estão sendo quitados de acordo com o cronograma de pagamento estabelecido e citou avanços, a exemplo da inauguração do Pronto-Socorro de Rio Branco que estava em obras há uma década.

Muito em breve, o governo estadual entregará funcionando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a população de Cruzeiro do Sul. Mais um compromisso firmado pela gestão Gladson Cameli e que atenderá milhares de pessoas que vivem na região do Vale do Juruá e dependem da saúde pública.

Investimentos para melhorar a vida da população

Alysson Bestene lembrou que o governo vem trabalhando incansavelmente para trazer investimentos que melhorem a vida dos acreanos que vivem nos 22 municípios.

Um deles diz respeito à parceria do Estado com todas as prefeituras. Segundo Bestene, programas como o Ramais do Acre e Ruas do Acre têm demonstrado que a atual gestão não trabalha visando alianças partidárias, mas o bem comum.

Somente este ano, o governo já investiu R$ 10 milhões na aquisição de óleo diesel. O combustível foi distribuído para a recuperação de ramais em todo o estado. A partir do próximo ano, mais R$ 110 milhões já estão assegurados para dar continuidade à manutenção das estradas vicinais. Desta forma, a gestão garante que o homem do campo tenha a trafegabilidade necessária para o escoamento da produção.

Bestene disse ainda que as cidades do interior serão beneficiadas. O secretário salientou que importantes obras, como as pontes sobre o rio Iaco, em Sena Madureira, e sobre o rio Acre, em Xapuri, estão entre as prioridades do governo Cameli.

“A ponte de Xapuri é um dos projetos mais adiantados que nós temos no governo e esta obra é tratada como prioridade pelo governador Gladson Cameli. A população de Xapuri, em especial ao do bairro da Sibéria, vai ter essa ponte fazendo a ligação entre os dois lados”, concluiu.

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.