Bolsonaro diz que indicação de procurador-geral vai surpreender

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a um grupo próximo de parlamentares que só indicará o novo procurador-geral da Repúblicanos 48 minutos do segundo tempo —ou seja, perto do fim do mandato de Raquel Dodge, que vai até setembro.

QUASE LÁ

Ele disse ainda que já está 90% definido e que as pessoas terão uma surpresa com o nome que vai escolher para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República). Bolsonaro, no entanto, é considerado imprevisível e pode antecipar a indicação.

NA BALA

Os candidatos ao cargo se movimentam para cair nas graças de Bolsonaro. O subprocurador-geral Augusto Aras, por exemplo, ganhou o apoio do ex-deputado federal Alberto Fraga, que liderava a bancada da bala no Congresso.

PLATAFORMA

Aras já esteve com Bolsonaro, com os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

AMIGO COMUM

O subprocurador Paulo Gonet, católico e conservador, tem o apoio de Walton Alencar Rodrigues, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e amigo do presidente.

BIS

Raquel Dodge tenta a recondução. Os subprocuradores Lauro Cardoso e José Bonifácio de Andrada também sonham com a indicação.

AGORA VAI

Cerca de 40 entidades de indústria, comércio, varejo, distribuição, atacado, material de construção e turismo, entre outras, assinaram manifesto em apoio à criação do imposto único no Brasil.

AGENDA

O documento vai ser divulgado nesta terça-feira (16), no lançamento do Instituto Brasil 200.

NA TORCIDA

A equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, apoia o movimento —de forma discreta.

A PEDIDOS

A cantora carioca Angela Ro Ro voltará a se apresentar em São Paulo. Ela agendou um show no Bar Brahma, no centro, para o próximo dia 24 de agosto.

GARFO E FACA

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, esteve em jantar oferecido pelo empresário e trineto de dom Pedro 2º, João Henrique de Orleans e Bragança, e sua mulher, a artista Claudia Melli, em sua casa, em Paraty, no sábado (13). O evento foi realizado em parceria com a Flip e a EDP, empresa portuguesa do setor de energia. O historiador José Murilo de Carvalho, a escritora Sheila Heti, o advogado Lucas Rebick, a fotógrafa Maureen Bisilliat e o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, passaram por lá.

BRASÍLIA AMARELA

O procurador Deltan Dallagnol pediu passagem e hospedagem no parque aquático Beach Park para ele, a mulher e os dois filhos como condição para dar palestra sobre combate à corrupção na Fiec (Federação das Indústrias do Ceará), em julho de 2017. E cobrou cachê.

TODOS NÓS

Ele discutiu o assunto num diálogo com a mulher obtido pelo The Intercept Brasil e analisado pelo site e pela Folha. “Posso pegar [a data de] 20/7 e condicionar ao pagamento de hotel e de passagens pra todos nós”, disse Dallagnol a ela.

VALE A PENA

Um mês depois, o procurador fez propaganda da Fiec para convencer o então juiz Sergio Moro a aceitar um convite da entidade. 

DELÍCIA

“Eu pedi pra pagarem passagens pra mim e família e estadia no Beach Park. As crianças adoraram”, disse Dallagnol. “Além disso, eles pagaram um valor significativo, perto de uns 30k [R$ 30 mil]. Fica para você avaliar.”

SINAL VERDE

Na conversa com Moro, Dallagnol festejou ainda o fato de não ter sofrido punição de órgãos de fiscalização por dar palestras.

SINAL VERDE 2

“Não sei se você viu, mas as duas corregedorias —[do] MPF [Ministério Público Federal] e [do] CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público]— arquivaram os questionamentos sobre minhas palestras dizendo que são plenamente regulares”, disse.

DE LÁ PRA CÁ

O espetáculo “Mutação de Apoteose”, com atores do Teatro Oficina e direção de Camila Mota, que foi apresentado na Flip, será encenado em São Paulo ainda neste ano.

ESTRADA

Um dos convidados da Casa Folha, na Flip, o cantor Ney Matogrosso afirmou à coluna que a “sociedade está muito careta” e com “mentalidade mais conservadora”. “Mas nada caminha só para a frente: você dá dois passos para a frente e um para trás. E vai andando”, disse.

DE PASSAGEM

“Neste momento, um enorme retrocesso ocupa o espaço maior, né?”, seguiu o artista. “Mas o mundo não acabou. E essa situação vai passar. Tudo é transitório, não há nada estático nesse universo.”

ALÔ

O diretor-geral da Fundação Theatro Municipal, Ricardo Fernandes Lopes, criou o canal de comunicação “Fale com o Diretor”. A ideia é que mães, alunos e usuários das escolas de música e dança façam contato direto com ele.

DOIS EM UM

A atriz Maria Ribeiro participou de debate organizado pela plataforma Hysteria e pelo projeto Você É o que Lê, na Flip, no sábado (13). A conversa foi seguida por show das cantoras Tiê e Josyara.

CURTO-CIRCUITO

A DeSúbito Cia. estreia a peça “Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta”. Nesta terça (16), às 20h, no Centro Cultural São Paulo. 

A Boutique Filmes recebe inscrições para laboratório de desenvolvimento de séries.

O juiz peruano José Antonio Neyra Flores fala sobre Lava Jato em seu país. Na quarta (17), às 19h, no escritório Josmeyr Oliveira Advogados, em SP.

A produtora Kondzilla comemora nesta terça (16) os 50 milhões de inscritos no Youtube com festa na Casa Bisutti, em SP.

 

 

Mônica Bergamo

Jornalista e colunista.

Folha de São Paulo