Governo realiza primeiro encontro de alinhamento estratégico de 2020

Para definir as ações a serem executadas no ano de 2020, foi realizado nesta quinta-feira, 16, o 1° Encontro de Alinhamento Estratégico da gestão do governo Gladson Cameli. O encontro contou com a participação de secretários de Estado, secretários adjuntos, presidentes, diretores-presidentes e diretores.

Durante o seu discurso, Gladson Cameli agradeceu aos gestores pelo trabalho desenvolvido no ano de 2019 e pediu o empenho de cada um para que os planos de governo para os próximos anos sejam executados de forma célere e de acordo com o previsto pelo governo.

“Minhas palavras são de agradecimento, por mais que em algum momento tenha me expressado de forma crítica e nada melhor que o tempo para permitir uma análise e ver como foi o ano de 2019. Alcançamos todos os nossos objetivos, por isso eu vim agradecer o empenho de cada um, porque o fato é que, em meio a todas as dificuldades, uma reforma administrativa, renegociação de dívida, dentre outras questões, nós conseguimos alcançar os objetivos de 2019”, enfatizou o governador.

O chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade considera que o ano de 2020 será diferenciado. “Esse é um ano de recomeços. É um ano que o orçamento foi elaborado por nossa equipe, então temos que nos empenhar ao máximo para dar o resultado daquilo que o governador espera e, principalmente, que a sociedade merece”, destaca Ribamar Trindade.

“Esse é um evento de trabalho em que a secretária Maria Alice colocou todo o empenho da secretaria, porque o ano de 2019 foi um ano de aprendizado e esse é o ano de colocarmos em prática o Plano Plurianual do Acre (PPA), feito a partir das nossas propostas e o nosso conhecimento, das nossas potencialidades e dificuldades. Tem que ser aproveitado ao máximo no nosso evento para que efetivamente e estrategicamente trabalhe  em conjunto”, explica secretário em exercício da Seplag, Roberto Feres.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Jarbas Anute, responsável pela apresentação do planejamento estratégico, mostrou pontos de alerta, contextualizando sobre o impacto e esforços para superar os problemas críticos herdados, a capacidade de execução orçamentária de 2019.

“Propositalmente, esse encontro se chama 1° Encontro de Alinhamento Estratégico, para fazermos frente às demandas críticas, montarmos uma estratégia de ataque aos principais problemas e, principalmente, elaborarmos um plano de execução mais eficiente e fiscal dos recursos que já temos assegurados”, explica Jarbas Anute.

O primeiro do ciclo de encontros teve por finalidade o alinhamento político, com o objetivo de institucionalizar o Acordo de Resultado, garantindo a execução eficiente das metas prioritárias e estabelecendo uma agenda positiva de governo para 2020.

Na ocasião, o governador assinou o decreto que regulamenta regras gerais para a celebração de acordos de resultados, como órgãos públicos, integrantes da administração direta e quantidades da administração indireta.

Planejar, executar, verificar e agir

Para desenvolver o planejamento das ações, os secretários receberam material de apoio com o plano de governo, relatório de indicadores, mapa estratégico do governo, plano plurianual (PPA 2020-2023), portfólio de investimentos (fontes 500 e 200) e anexo do Acordo de Resultados (planejamento de metas 2020).

Estão previstos mais dois encontros para finalizar o alinhamento estratégico. O segundo será sobre alinhamento gerencial e técnico, em que serão apresentados instrumentos governamentais de planejamento e a elaboração dos Acordos de Resultados. No último encontro será realizada a apresentação setorial das metas prioritárias e assinatura dos Acordos de Resultados.

 

Agência