O Rio Branco

Hoje é 19 de Maio de 2019

Política

Representantes da UFAC vão à Aleac pedir sensibilidade dos deputados sobre cortes na educação

14 de Maio de 2019 às 14:06:28

Por Wanglézio Braga 

Professores, servidores e alunos da Universidade Federal do Acre (UFAC) compareceram hoje (14) na Assembleia Legislativa (ALEAC) com objetivo de sensibilizar os deputados sobre os cortes nos repasses anunciados pelo Governo Federal junto às faculdades públicas e institutos federais do país.

Na ocasião, eles apresentaram planilhas e documentos que comprovam como as universidades podem apresentar instabilidade com os cortes no ensino superior. Eles pedem ajuda dos deputados para quem intervenha junto ao Ministério da Educação (MEC) e evite o que chamam de ''cenário castastrófico''. 

Estiveram na sede do parlamento, membros do DCE-UFAC, Adufac e Sintest. O convite foi feito pelo líder do Governo, deputado José Luiz Tchê, do PDT.

"São 30% que vão cortar. É muito difícil dormir com um orçamento e acordar com outro e bem menor. Precisamos valorizar por defender as instituições contra os cortes. Precisamos ter autonomia, dignidade e a sociedade precisa entender essa valorização da educação pública. Não dá pra ficar achando que foi uma brincadeira, e sim um projeto de destruição em massa nas escolas, nas ciências e nas universidades'', comentou o professor João Lima, da Adufac.   

O representante do SINTEST, pediu os deputados estaduais que façam coro e pressionem a bancada federal do Acre para que faça alguma coisa e reverta o cenário da única universidade pública do Estado. Uma reunião com os deputados federais e senadores deve ocorrer nos próximos dias.  

"A universidade já tinha iniciado o semestre com menos 12%, ou seja, um déficit nas contas diretas para pagamento de luz, pagamento de terceirizados que nos serve, que presta um serviço para alunos e professores e servidores. Então, podemos dizer que não são apenas 30% e sim 42%. Isso não é justo'', frisou Richard Brilhante, representante do DCE.  

Como forma de mostrar apreço pelo movimento, os deputados aprovaram uma moção de apoio à Universidade Federal do Acre (UFAC), por 17 votos.   

Vale lembrar que estão marcadas para acontecer amanhã (15) duas grandes manifestações em prol das universidades e institutos federais. Uma acontece no Campus Rio Branco feita por alunos e outra no centro da cidade idealizada por blocos sindicais.  




Compartilhar