O Rio Branco

Hoje é 19 de Março de 2019

Política

Mara Rocha apresenta Indicação, com mudanças na Tabela de Procedimentos do SUS

14 de Março de 2019 às 09:29:44

          

Mara Rocha (PSDB/AC) apresentou Indicação, ao Ministério da Saúde, sugerindo a adoção de valores diferenciados por região na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS.

“Em recente reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Alysson Bestene, ele colocou as dificuldades que o Acre encontra para contratar profissionais e procedimentos de saúde, uma vez que os valores praticados pelo SUS estão defasados. A partir dessa informação, encaminhei a Indicação nº 143, sugerindo a adoção de valores diferenciados de forma a respeitar as diferenças entre regiões do Brasil”, explicou Mara Rocha.

Segundo a parlamentar tucana,o estudo “Demografia Médica no Brasil 2018”, realizado pelo Conselho Federal de Medicina, mostra que as regiões Norte e Nordeste possuem a menor relação entre médicos especialistas e médicos generalistas. “A Região Norte tem 67 especialista para cada 100 mil habitantes, enquanto a Região Sul tem 191, ou seja, no sul do Brasil há três vezes mais médicos especialistas per capita. O SUS precisa levar isso em consideração na elaboração das tabelas de procedimentos”, afirmouMara.

Mara Rocha esclareceu que a adoção de tabelas diferenciadas não é uma inovação, uma vez que o SUS já adota uma tabela de financiamento de obras fundo a fundo, com valores diferenciados para cada região geográfica.

Com a medida, a parlamentar espera facilitar a contratação de procedimentos especializados por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Acre.

O que é uma Indicação

A Indicação é uma proposição legislativa por meio da qual o parlamentar sugere a outro Poder a adoção de providência, a realização de ato administrativo ou de gestão, ou o envio de projeto sobre matéria de sua exclusiva iniciativa. [Assessoria]




Compartilhar