Aleac sedia encontro regional da Interlegis e debate legislação, marcos jurídicos e segurança de fronteira

Por Wanglézio Braga

A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) sedia nessa segunda-feira (13) uma importante atividade realizada pelo Instituto Legislativo Brasileiro (IBL) onde funcionários das Câmaras municipais do Acre participam de oficinas que objetiva o fornecimento subsídios para a revisão e atualização dos marcos jurídicos municipais como a Lei Orgânica (LO) e Regimento Interno (RI) legislativo.

O encontro regional da Interlegis contou com a participação do Senador Sérgio Petecão (PSD-AC), do vice-governador Wherles Rocha (PSDB) que na ocasião representou o governador Gladson Cameli (PP), do Diretor-Executivo do IBL, Antonio Helder Rebouças e também da procuradora-geral de justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Kátia Rejane. Os deputados Nicolau Júnior (PP) e Luis Gonzaga (PSDB) também integraram o dispositivo de honra.

Durante o evento, os palestrantes debateram a importância da atualização dos Marcos Jurídicos Municipais, de como as cidades podem melhorar graças a inteligência e a gestão eficiente, além, dos aspectos para a modernização do legislativo brasileiro. A segurança na fronteira também pautou a o encontro. O assunto foi abordado pelo chefe do serviço de Operações Especiais de Fronteiras da Polícia Federal, Rafael Francisco França.

As dependências da Assembleia Legislativa ficaram lotadas. Representantes das Câmaras do interior ficaram atentos aos assuntos discutidos pelos convidados. A vereadora Lene Petecão (PSD) que na ocasião representou a Câmara de Rio Branco ressaltou a necessidade de receber capacitação tanto aos vereados quanto aos servidores do parlamento mirim. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.