O Rio Branco

Hoje é 16 de Dezembro de 2018

Política

Socorro Neri participa da inauguração do novo terminal e pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Rio Branco

13 de Abril de 2018 às 09:23:45

A prefeita Socorro Neri participou nesta quinta-feira, 12, da inauguração do novo terminal de passageiros e pista de pouso do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco. Ela deu as boas-vindas ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, que entregou as obras. O governador Tião Viana também saudou os presentes lembrando do esforço financeiro da então Presidenta Dilma Rousseff na liberação dos recursos que permitiram a modernização do terminal aeroportuário da capital acreana. Estiveram presentes o presidente interino da Empresa Brasileira de Infraestrrutura Aeroportuária (INFRAERO), João Marcio Jordão; os senadores Sergio Petecão e Gladson Cameli; deputado federal Alan Rick; deputado estadual Daniel Zen, Líder do Governo na Assembleia Legislativa; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Pastor Manuel Marcos; o superintendente da INFRAERO no Acre, Jailson Mendes; além de autoridades civis, militares e religiosas.

Foram investidos R$ 178,2 milhões no projeto que aumentou a capacidade operacional de 1,3 milhão para 2,4 milhões de passageiros por ano, além da reforma da pista de pouso e decolagem. A prefeita de Rio Branco fez questão de destacar a nova arquitetura do temrinal, cujo proejto foi elaborado pela arquiteta Marlúcia Cândida, primeira-dama do Acre, e doado para o Governo Federal. “Rio Branco, como capital do Estado, há muito precisava desse trabalho magnífico que foi feito aqui. Esta obra tem a felicidade de contar em esse trabalho arquitetônico desenvolvido por uma das nossas mais talentosas arquitetas.

O empreendimento faz parte do Programa Avançar, que prevê a retomada de grandes obras para serem concluídas até o final de 2018. “Essa obra foi iniciada em 2014 e agora estamos entregando para a população um terminal mais confortável e de qualidade”, destacou o ministro. Em 2017, segundo a INFRAERO, o terminal movimentou quase 345 mil passageiros em embarques e desembarques, registrando uma queda de 2,9% em relação ao ano anterior, e 1,5 mil toneladas de cargas, alta de 20% na comparação. No aeroporto operam as companhias Gol Linhas Aéreas e Latam Linhas Aéreas, que oferecem voos diários para as cidades de Brasília, Cruzeiro do Sul, Manaus, Porto Velho e Guarulhos.

O aeroporto atende demandas relacionadas à aviação doméstica, internacional, geral e militar, mantendo operações de companhias aéreas regulares, de táxis aéreos e de aviação geral. Entre as várias melhorias, o terminal recebeu uma escada rolante, 16 novas posições de check-in, mais uma esteira para restituição de bagagens, e mais um elevador. Foram disponibilizadas quatro lojas para locadoras de veículos e salas para alguns órgãos públicos, como Anvisa, Vigiagro, Receita Federal, Secretaria de Turismo, Polícia Federal e Tribunal de Justiça (Juizado de Menor). Em nota o Ministério dos Transportes informou que o mix comercial foi ampliado e conta com três lojas e dois quiosques no piso térreo, e oito pontos disponibilizados para atividade de alimentação e um restaurante no primeiro pavimento. Outro investimento, R$ 135 milhões, foi a reforma da pista de pouso que passou pela substituição da base e aplicação de novo pavimento de asfalto, aumentando o suporte e melhorando o nível de conforto de rolagem das aeronaves, pistas de taxiamento e pátio de aeronaves. O sistema de drenagem foi substituído e foi construído um novo balizamento noturno.

 

Asscom

 




Compartilhar