Prefeitura Municipal de Rio Branco firmou parcerias com Embrapa -Acre e IPAM

A Prefeitura Municipal de Rio Branco firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Acre) e com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), objetivando elaborar o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima e o Plano Municipal de Agricultura Familiar, considerando a necessidade de ordenamento e implementação destas importantes políticas públicas no Município.

Tendo em vista a complementaridade dos dois temas, pois a agricultura é uma atividade altamente dependente de fatores climáticos, onde a mudança do clima pode afetar a produção agrícola de várias formas; os dois Planos Municipais serão elaborados simultaneamente e contemplarão a integralidade do território do Município, terão horizonte temporal de 20 anos, com previsão de revisão a cada 4 anos de implementação, e se constituirão como instrumentos político-administrativos e legais.

O processo de elaboração destas políticas públicas deve garantir a participação de toda sociedade para que os resultados desta tarefa coletiva sejam positivos, e as responsabilidades sejam compartilhadas por todos. Desta forma a Prefeitura e seus parceiros realização a Oficina Técnico-Participativa que terá como objetivo definir as principais diretrizes e princípios para elaboração dos Planos Municipais citados.

A Oficina Técnico-Participativa se realizará nos dias 13 e 14 de fevereiro, no período de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, na Unimeta-Centro Universitário, localizado na Estrada Alberto Tôrres, 947, Bairro da Paz.

Para participar da Oficina foram convidadas instituições que tem atuação nos temas referente aos Planos Municipais, agricultores, pesquisadores, extensionistas rurais, empreendedores, gestores públicos, profissionais de meio ambiente e representantes setoriais, um público aproximado de 100 pessoas.

 

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.