Petecão garante oito folgas extras aos servidores do Senado Federal, neste ano

Por Wanglézio Braga

Foi publicado no Diário Oficial do Senado (DOS) pelo primeiro secretário e senador da república, Sérgio Petecão (PSD) a lista dos feriados e folgas do senado. Os servidores daquela casa de leis terão direito a oito folgas extras em 2020. Ele determinou ainda que alguns feriados nacionais serão compactados ou alongados isso influenciou a criação de pelo menos oito pontos facultativos no calendário.

De acordo com reportagem do site Congresso em Foco, a medida de Petecão possibilita que “os servidores do Senado só precisarão voltar do Carnaval na quinta-feira. Isso porque o ponto facultativo que é tradicional na segunda e na terça-feira de Carnaval foi estendido para a Quarta-Feira de Cinzas. Da mesma forma, na Semana Santa, o feriado não vai começar na Sexta-Feira da Paixão, mas já no dia anterior, quinta-feira”.

A decisão do senador acreano diz ainda que em "dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados nesta portaria, poderão ser compensados, mediante prévia autorização da chefia imediata". Mas o senador assegurou que serviços essenciais nas áreas administrativas e legislativas do Senado serão garantidas mesmo que “folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados e pontos facultativos".

"o presente calendário poderá sofrer alterações, mediante prévia comunicação, em face da peculiaridade do funcionamento do Poder Legislativo", conclui o decreto do legislativo.