General Diretor do Programa Calha Norte confirma presença em reunião com prefeitos na AMAC

Por Wanglézio Braga

A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) confirmou a presença do diretor do Programa Calha Norte, do Governo Federal por meio do Ministério da Defesa, na reunião com prefeito que vai acontecer amanhã (13), a partir das 15 horas.  O General Ubiratan Poty, diretor do Calha Norte será um dos convidados de honra da reunião convocada pela prefeita Socorro Nery (PSB). O senador Sérgio Petecão (PSD), líder da bancada acreana em Brasília, também marcou presença no encontro.

No cronograma estabelecido pela AMAC, diversos projetos elaborados pela associação ao longo de 2019 que beneficiam os 22 municípios acreanos vão ser entregues ao diretor do Ministério da Defesa. O objetivo é sensibilizar o governo federal para a prática dos dispositivos nas cidades do estado.

A reunião foi convocada via Diário Oficial do Estado (DOE) na última segunda-feira (10). Na pauta, a prefeita quer debater a Reforma da Previdência imposta pelo Governo Jair Bolsonaro e que passou a valer após a promulgação. A Emenda Constitucional 105 de 2019 (transferência de recursos federais a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios mediante emendas LOA). A Utilização dos recursos da cessão onerosa também entrará na pauta assim como a situação dos projetos OGU 2018, 2019 e 2020.

Por fim, a prefeita quer fazer o alinhamento das ações do Projeto Planifica SUS Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Redes com a Atenção Primária à Saúde por meio da SESACRE. Confirmada as presenças de uma Consultora do Hospital Albert Einstein e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (SESACRE).