O Rio Branco

Hoje é 24 de Novembro de 2017

Política

Prefeitura de Rio Branco capacita servidores da Educação e Saúde para atuar em situações de incêndio e pânico

10 de Novembro de 2017 às 11:57:18

A Prefeitura de Rio Branco está capacitando professores, gestores e pessoal de apoio das redes municipal de educação e saúde em noções de salvamento e ações contra incêndios e pânico. A habilitação, efetivada através do Programa de Capacitação em Segurança Contra Incêndio para as Redes de Ensino e Saúde de Rio Branco é realizada com os profissionais de educação, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, na sexta-feira, 10, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que cuida de questões relacionadas à segurança na Prefeitura de Rio Branco. “No dia 14 de novembro estaremos ministrando essa capacitação ao pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, no Palácio do Comércio”, informou o coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco e membro do GGIM. As técnicas anti-incêndio e antipânico foram ensinadas pelo sargento Gonzaga, do Corpo de Bombeiros, instituição parceira da Prefeitura de Rio Branco no contexto da segurança coletiva.  O coronel Santos, subcomandante do CB, representou a instituição na cerimônia de abertura do evento.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal tem organização e estruturação regulamentada pelo decreto 708, de 2 de março de 2017. A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, é a presidente do GGIM e o major Nélio Anastácio é o secretário-executivo e todas as secretarias e órgãos da PMRB participam diretamente da execução das políticas formuladas pelo GGIM.

A capacitação contra acidentes dirigida aos servidores municipais atende também recomendação encaminhada à Controladoria Geral do Município pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), situação explicada pela controladora Ada Derze.

O GGIM permite que o Município participe do Sistema Integrado de Segurança através da segurança primária.  Nos últimos anos, o município passou a ter um maior destaque nos debates sobre segurança pública e prevenção da violência por se tratar, justamente, da instância governamental mais próxima dos problemas concretos vividos pela população de Rio Branco. Segundo explicou aos técnicos da SEME o coronel Cleudo Maciel, Chefe do Gabinete Militar de Rio Branco, em se tratando de política de segurança pública a gestão integrada nada mais é do que a articulação e o diálogo estratégico entre os órgãos de segurança pública e demais atores das três esferas de governo que atuam em um município, bem como entre os diferentes setores responsáveis pela sua construção, implementação, execução e monitoramento, com a finalidade de se construir relacionamentos e alcançar  objetivos comuns.

O que é o Gabinete de Gestão Integrada Municipal?

O GGIM é uma ferramenta de gestão que reúne o conjunto de instituições que incide sobre a política de segurança no município de Rio Branco, promovendo ações conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade e aumentando a percepção da segurança por parte da população. Como exemplos de apoio à segurança primária estão a manutenção da iluminação pública (já se sabe que uma rua bem iluminada ajuda a inibir a criminalidade), a participação da Secretaria Municipal de Educação (SEME) no Programa Escolar de Erradicação das Drogas (PROERD), da Polícia Militar do Estado do Acre, com a confecção de cartilhas sobre o tema, entre muitas outras ações e políticas. A capacitação contra incêndio e pânico é uma dessas mobilizações.




Compartilhar