O Rio Branco

Hoje é 20 de Outubro de 2017

Política

Prefeitura lança programa de reciclagem de lixo nas escolas

09 de Junho de 2017 às 15:08:06

Como parte da programação comemorativa à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Rio Branco lançou nesta sexta-feira, 9, às 8h, no auditório da FAMETA, o Programa Crescer Reciclando. O lançamento foi feito pela vice-prefeita, Socorro Neri, e pelos secretários de Meio Ambiente, Aberson Carvalho, e de Educação, Márcio Batista. O deputando Angelim, precursor da política de reciclagem dos resíduos sólidos na capital, participou do evento. A ex-deputada Perpétua Almeida também esteve presente. O projeto envolve inicialmente algumas escolas da rede municipal de ensino mas será estendido para todo o sistema à medida de sua evolução. Nesse contexto, a vice-prefeito lembrou a importância da boa educação ambiental das crianças. “Esta ação nasceu pela vontade da gestão pública mas só vamos alcançar os objetivos se todos se engajarem”, alertou Socorro Neri.

Previsto no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o Programa Crescer Reciclando tem o objetivo de preparar a comunidade escolar para lidar de forma responsável com os resíduos, de modo a diminuir impactos e colaborar para a consolidação de uma cultura de sustentabilidade em Rio Branco. “As crianças vão influenciar na atitude de seus pais”, observou Aberson Carvalho.

A implementação do Programa Crescer Reciclando conta com aporte de emenda parlamentar do deputado federal Raimundo Angelim, recurso que viabilizará a Implantação da Coleta Seletiva e Compostagem em escolas na Regional Estação Experimental e incentivo à coleta de resíduos secos e à compostagem dos resíduos úmidos na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra.

Na primeira fase de implementação do Programa serão contempladas 11 creches ou escolas municipais, sendo 10 localizadas na Regional Estação Experimental e um na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra. As unidades escolares receberão a instalação de Locais de Entrega Voluntária (LEV), composteiras e oficinas de educação ambiental.

O Programa Crescer Reciclando envolve diretamente as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. O lançamento é parte da programação da Semana de Meio Ambiente desenvolvida no âmbito municipal, que contempla plantio de árvores e mudas nos bairros, inauguração do Telecentro Digital no Parque Chico Mendes e atividades em comemoração aos doze anos de implantação da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Rio Branco, endereço eletrônico riobranco.ac.gov.br

O secretário Márcio Batista reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SEME) com os projetos ligados à sustentabilidade socioambiental nas escolas –e fez referência ao trabalho pioneiro do ex-prefeito Raimundo Angelim com o apoio à implementação de projetos nas escolas e com a criação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE). “E temos agora esse projeto que aqui lançamos. Isso é consciência ambiental numa dimensão ampliada”, disse Márcio Batista.

De seu lado, o deputado Angelim agradeceu aos presentes, em grande parte professores da rede municipal de ensino, reiterando sua luta pelo Acre. “Não acredito só em dar o recado mas devemos dar o exemplo”, disse o deputado que apoia o Projeto Crescer Reciclando com emendas parlamentares.

Em atendimento à Lei Federal 12.305/2010, a Prefeitura de Rio Branco elaborou em 2015 o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). De forma participativa, a elaboração do PMGIRS envolveu mais de 600 pessoas e 66 instituições. As ações contínuas de educação ambiental ocorreram com a presença das equipes nos bairros, palestras nas escolas e visitas à Unidade de Tratamento de Resíduos (UTRE) envolvendo mais de 6.500 pessoas.

 

 

Asscom 

 




Compartilhar