O Rio Branco

Hoje é 18 de Agosto de 2018

Política

Prefeitura de Rio Branco promove atividades no Dia da Mulher

08 de Março de 2018 às 14:40:48

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Rio Branco, por meio de várias secretarias, promoveu ações de cidadania, saúde, lazer e embelezamento durante todo o dia na Casa Rosa Mulher. Além da Casa, os serviços foram ofertados em uma tenda e também no Centro de Saúde Dr. Mário Maia, ao lado da Casa Rosa Mulher. O prefeito Marcus Alexandre prestigiou o evento e elogiou a força das mulheres. “Ontem, hoje, amanhã, todo dia é dia da mulher. É em momentos difíceis, como nas alagações, que podemos constatar o espírito de luta e resistência das mulheres acreanas. Nós criamos a Secretaria da Mulher para desenvolver ações de empoderamento das mulheres e posso citar também a criação de 13 creches em nossa gestão, o que possibilita à mulher acessar o mercado de trabalho deixando os filhos em segurança”, completou.

Realizada em parceria com o Governo, por meio da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria de Gestão Administrativa e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento - DEPASA, a Ação envolveu as secretarias municipais de Assistência Social, Articulação Comunitária, Saúde, Educação, Juventude, Esporte e Lazer, Igualdade Racial, CADS, Trabalho e Economia Solidária, SEMSUR e Fundação Garibaldi Brasil, e conta com o apoio de entidades da sociedade civil (Sindoméstico, Conselho LGBT, Associação de Mulheres do Segundo Distrito, União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco - UMAMRB, CEDIM, UBM e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC).    

As mulheres tiveram à sua disposição consultas, exame de PCCU, testes rápidos, corte de cabelo, atendimento psicológico, orientação jurídica, acompanhamento do Programa Bolsa Família e Criança Feliz. E na área de beleza, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas.

A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, a Ação Integrada nos permite potencializar os serviços normalmente ofertados na região. A secretária da Mulher, Lidianne Cabral explicou que este ano, a estrutura montada tem capacidade para atender mil mulheres. “Um dia para que ela resolva problemas de saúde, de família, jurídicos e ainda se embeleze”.

As mulheres e suas histórias

Mulheres de várias idades e realidades participaram da atividade na Casa Rosa Mulher. Olinda Firmo, que é margarida da SEMSUR e varre as ruas da cidade desde as seis horas da manhã, deixou a vassoura de lado e na hora do intervalo aproveitou para fazer a maquiagem e “ajeitar” a sobrancelha. Com 46 anos de idade, ela atua na varrição há 20.  “A luta é grande, mas não podemos esquecer da beleza. Ser mulher é isso: fazer várias coisas ao mesmo tempo”.

O espírito empreendedor feminino também marcou presença na Ação Integrada para as mulheres. Aproveitando o movimento da festa da mulher, Gerlande de Melo, de 26 anos, passou o dia preparando e vendendo quibes na frente da Casa Rosa Mulher. Ela diz que em dia de grande movimento fatura cerca de R$ 100, e é com esse dinheiro que ela ajuda o marido a sustentar a casa.

As luta, avanços e conquistas que empoderaram as mulheres ao longo dos anos fez surgir uma geração como a de Esther da Silva, a Esa, grafiteira e artista plástica, que “cavou” seu espaço no restrito mundo do grafite, onde os homens são maioria. Ela, que é uma das quatro mulheres grafiteiras do Acre, foi convidada para participar do Dia da Mulher da Casa Rosa Mulher e fez bonito: mostrou desenhos e telas que comprovam todo o seu talento. “Era um universo restrito, mas aos poucos conquistei meu espaço e os colegas dão muita força. Acho que esse é sim um novo momento para nós mulheres”!

A programação alusiva ao Mês da Mulher de Rio Branco foi aberta na última quinta-feira, 01, com Ação Educativa no Terminal Urbano. A programação segue até o próximo dia 23 com o encontro de idosos do Grupo Bem Viver, no bairro Floresta. Abaixo programação completa.

 

 

Asscom




Compartilhar