O Rio Branco

Hoje é 19 de Fevereiro de 2018

Política

Na Aleac, governo leva mensagem de conquistas e trabalho pelo Acre

06 de Fevereiro de 2018 às 17:34:20

No reinício das atividades da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta terça-feira, 6, a tradicional leitura da Mensagem Governamental foi o principal destaque de uma cerimônia que representou a harmonia institucional entre o Executivo e o Legislativo estadual.

A secretária-chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, foi a responsável pela leitura, em nome do governador Tião Viana, do documento, que levou, principalmente, uma mensagem de união e trabalho pelo desenvolvimento do Acre num ano que representa o fim de uma importante gestão para ambos os poderes.

“O governo encerra um ciclo de oito anos da sua gestão. Importantes políticas públicas foram apresentadas em investimentos do governo, que vem trabalhando arduamente para superar todas as dificuldades econômicas que o país atravessa, principalmente no apoio à economia que está fortalecendo os municípios do Acre, sem deixar de lado as áreas essenciais como saúde, educação e segurança”, conta Márcia Regina.

Luta pela economia

A mensagem governamental foi marcada pelos esforços do governo do Estado em manter o funcionamento da máquina pública e a capacidade de investir em setores estratégicos mesmo numa grande crise econômica nacional, mantendo ainda o salário do funcionalismo público em dia, junto a novas progressões para diversos setores.

O esforço governamental foi um dos principais motores para que o número de empregos na área privada do Estado ultrapassasse os do setor público. Se em 1999 eles eram apenas 38% dos empregados, hoje representam 60% do total.

Os índices econômicos também andam lado a lado com os ambientais, já que o último ano foi marcado pela redução de 34% do seu desmatamento ilegal. Tudo isso aliado a projetos importantes como o saneamento integrado nos municípios isolados, os avanços do programa Quero Ler, o aparelhamento de todo o setor de segurança, além da entrega de obras estratégicas na saúde como o Hospital de Brasileia, o última etapa do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).

No fim, foi reforçado o convite para a construção de um novo Acre, nos esforços de um governo parceiro, junto a um povo empreender.

Parlamento parceiro

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Ney Amorim, reforçou a importância do trabalho conjunto entre os poderes, principalmente no ano que encerra a gestão.

“O governo atravessou uma fase muito difícil do ponto econômico, mas fez essa travessia da melhor maneira que podia e conseguiu manter a folha de pagamento em dia quando muitos estados não conseguiram. Parabenizo o governador Tião Viana e iniciamos este ano com muitas expectativas. O governo vai acelerar nas ações e o Legislativo seguirá da mesma forma”, disse.

Líder do governo na Aleac, o deputado Daniel Zen, completa: “Tivemos três anos de relativa tranquilidade, sempre conseguindo maioria na aprovação de projetos de interesse do governo e do povo do Acre, com benefícios para servidores públicos ou civis. Nossa legislatura foi bastante combativa e acredito que este ano não será diferente”.

 

Samuel Bryan




Compartilhar