Prefeita Socorro Neri reúne lideranças comunitárias para apresentar resultados da Operação Verão 2019

A transparência nas ações tem sido uma das marcas da gestão da prefeita Socorro Neri na Prefeitura de Rio Branco e zelando por isso ela tem estado permanentemente dialogando com a comunidade por meio de suas lideranças comunitárias, a exemplo do encontro promovido na tarde desta sexta-feira (01) no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) para apresentação dos resultados da Operação 2019 alcançados até o dia 25 de outubro.

Antes de mostrar as ações em si, a prefeita Socorro Neri fez uma explanação sobre a saúde fiscal do Município “No estudo anual da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro [Firjan] que verifica a situação fiscal dos municípios brasileiros, divulgado ontem, Rio Branco aparece entre as quatro cidades que encontram-se com excelência na gestão fiscal e no ranking das capitais em segundo lugar. Isso significa muito para uma cidade do Norte como a nossa que tem dependência dos repasses federais e num contexto de grandes dificuldades financeiras.”, disse.

Para a prefeita é importante que os moradores saibam que a gestão de sua cidade cuida com excelência da situação fiscal, uma vez que, segundo ela, é o que tem permitido à Prefeitura de Rio Branco realizar os investimentos necessários em infraestrutura da cidade e, ao mesmo tempo, assegurar à população o acesso aos serviços fundamentais como educação, saúde e coleta de lixo, além de garantir aos servidores municipais o pagamento dos salários em dia.

“Temos um orçamento pequeno também em razão das dificuldades em arrecadar tudo o que temos condições. Apenas 60% pagam o IPTU. Então não temos sobra nenhuma de recursos financeiros para nenhum tipo de excesso. Nosso orçamento não permite saímos do que é planejado. Não temos sobra, mas temos saúde fiscal e isso nos permite pagar nossas contas em dia, pagarmos nossos fornecedores e assim, temos crédito, temos credibilidade e podemos fazer os investimentos no conjunto de ações para revitalização e melhoria da nossa cidade dentro do limite da responsabilidade fiscal, de modo, que podemos avançar como já avançamos este ano.”, destacou.

De acordo com os números apresentados pela prefeita Socorro Neri está sendo possível investir R$ 92,4 milhões exclusivos do Tesouro Municipal distribuídos em recuperação de vias e drenagem; serviços de zeladoria, que incluem limpeza e coleta de lixo; transporte e trânsito; melhoria de ramais; paisagismo; reforma e reconstrução de pontes e passarelas. Os secretários das respectivas pastas expuseram de forma detalhada as ações sob suas competências.

“Temos uma equipe séria, dedicada, comprometida e experiente que não ficou parada de braços cruzados em nenhum momento durante o ano, sempre identificando os problemas e buscando forma de solucioná-los. O que fizemos esse ano foi a recuperação de pavimento que tem uma grande diferença para o tapa buraco que é colocar a massa asfáltica no buraco do jeito que ele está. Então estamos primando pela qualidade no trabalho e no conjunto de ações que estamos realizando.”, ressaltou a prefeita Socorro Neri.

Presidentes das Associações de Moradores e representantes de entidades como a União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), a Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac) e a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a convite da prefeita Socorro Neri, estiveram reunidos com os secretários municipais e a própria prefeita para tomarem conhecimento das ações executadas principalmente na melhoria da infraestrutura da cidade e zeladoria.

Oseias Silva, presidente da Umarb, ressaltou a importância da interlocução direta com “Temos que parabenizar esse encontro e fico feliz porque várias lideranças comunitárias vieram e toda a equipe da Prefeitura está aqui fazendo essa apresentação de forma respeitosa.

Já o representante da Conam disse que a gestão da prefeita Socorro Neri é um exemplo. “Me sinto muito satisfeito enquanto representante da Conam e só temos a parabenizar a prefeita pela forma como ela fez para reunir as lideranças, tipo uma prestação de contas e dizer que a Conam está junto com as lideranças comunitárias, com a Famac, com as outras entidades e com a prefeita Socorro Neri que vem desenvolvendo um trabalho aqui na capital acreana que tem sido um exemplo a ser seguido por outras cidades. Desde já agradeço por essa satisfação, por estar mostrando os trabalhos que estão sendo executados e tenho certeza de que as outras demandas que ainda não foram executadas irão chegar. Que as lideranças tenham paciência.”, conclamou.

A presidente da Famac, Terezinha Santana, celebrou a garantia dada pela prefeita Socorro Neri da continuidade dos serviços. “Esse momento é importante.  Da Prefeitura e já temos a informação que vai ter a Operação de Inverno o que significa que os trabalhos vão ter continuidade, mesmo não sendo no mesmo ritmo do verão. Creio que temos muito a avançar, sabemos que tem muitos trabalhos sendo feitos e muito ainda a ser feito. Então essa determinação da prefeita de continuar com os investimentos, fazendo o possível agora no período de chuvas e retomando no próximo verão deixa a gente animado porque sabemos que os benefícios vão continuar acontecendo e vão estar chegando nas comunidades.”, concluiu.

 

ASSESSORIA