PF deflagra operação em Assis Brasil e prefeito é conduzido

Na manhã desta terça-feira (290 a Polícia Federal deflagrou na cidade de Assis Brasil a “Operação Homem de Palha”, onde foram cumpridos mandados e o prefeito da cidade, Humberto Filho foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com a assessoria de comunicação da polícia, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, além de outras 10 de condução coercitiva em Assis Brasil e também em Brasiléia. O alvo são secretários e servidores de ambas as prefeituras.

Às 10 horas desta terça-feira, delegados responsáveis concederão  coletiva para falar sobre a operação.

A expressão “Homem de Palha” (straw man), tem origem na língua italiana e é utilizada para se referir a quem oculta patrimônio e valores em nome de outros, os conhecidos “laranjas”. O nome foi escolhido em razão de grande parte dos desvios terem ocorrido por meio de empenhos em nome de funcionários da Prefeitura de Assis Brasil que não sabiam de nada, a exemplo de faxineiros e zeladores.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.