Atendimentos das vítimas de violência doméstica acontecem virtualmente durante quarentena

Até o dia 30 de abril atendimentos presenciais na Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco estão suspensos, mas Medidas Protetivas são emitidas e dúvidas esclarecidas pelo telefone 3211-5516


Seguindo determinações do Conselho Nacional de Justiça, Resolução n°313/2020, e as regulamentações nacionais e estaduais os atendimentos e atividades presenciais estão suspensas no âmbito do Poder Judiciário Acreano, mas as Medidas Protetivas em favor de mulheres, vítimas de violência, continuam sendo expedidas, para garantir a promoção dos direitos.

As pessoas que desejam informações na Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco podem entrar em contato com a unidade através do email vpmrb@tjac.jus.br. Além disso, poderem tirar dúvidas pelo telefone do Plantão Extraórdinário, 3211-5516, tendo em vista que toda a Justiça está operando por meio de teletrabalho. Durante a quarentena estão suspensas as visitas e orientações da equipe multidisciplinar da Vara.

O Poder Judiciário não atende a vítima na hora da violência. Para essas situações seguem os contatos:

  • Polícia Militar pelo 190
  • Disque Denúncia 180 e 181
  • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na Via Chico Mendes, n.°803, até às 18h. Após 18h, as medidas serão feitas pela Delegacia de Flagrantes (Defla), localizada à Rua Osmar Sabino, número 631, na Estação Experimental.
  • Aplicativo do Botão da Vida para os casos de descumprimento de medida protetiva de urgência.

 

Tjac


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.