Diretor Presidente do Iapen participa de Assembleia Geral com servidores penitenciários

O Diretor Presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Lucas Gomes, participou de uma assembleia geral da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Acre (ASSPEN/AC), na tarde desta quinta-feira (14). A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Polícia Civil e contou com a presença de servidores do quadro administrativo e operacional.

Durante a assembleia, foram debatidos os questionamentos levantados pelos servidores no que diz respeito ao pagamento do décimo terceiro salário, titulações, promoções e banco de horas. Lucas Gomes falou sobre os avanços positivos para a categoria e destacou a existência do calendário para pagamento do décimo terceiro, o que já teve início no mês de fevereiro e garante que todos os servidores recebam os valores em atraso.

Quanto às titulações e promoções, Gomes afirmou que 205 servidores que já tiveram seus processos homologados no Diário Oficial, passarão a receber os aumentos a partir do pagamento do mês de março. “Além destes, mais de 200 processos serão homologados ainda neste mês e entrarão na próxima folha de pagamento”, disse.

No que diz respeito ao banco de horas, os servidores afirmavam uma diminuição no valor da verba destinada a este fim. O Diretor esclareceu que, com o aumento no valor das horas complementares, o que ocorreu foi uma redistribuição dos valores, visando manter os limites estabelecidos por lei.

“Nos últimos meses, devido às demandas de segurança, o nosso banco de horas sofreu um aumento”, explicou Gomes. Além disso, determinações foram feitas aos Diretores de Unidade com o objetivo de dar transparência aos processos que envolvem as horas complementares.

Gomes ainda ressaltou as mudanças nas condições de trabalho dos servidores, como a nova regulamentação do porte e cautela de arma de fogo e os avanços estruturais com reforma e construção de novos pavilhões com as adequações exigidas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, até o final de março, cumprindo o prazo de 100 dias estabelecido pelo Governo, novos alojamentos serão entregues nas nossas Unidades, nos setores de transporte e escolta com a devida qualidade e segurança para os nossos servidores”, afirmou.

Ascom/Iapen