Nota Pública - IAPEN

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:

1. No início da noite desta terça-feira, 12, a Unidade Penitenciária do Quinari, localizada no município de Senador Guiomard, registrou a tentativa de fuga de três presos do alojamento 01, onde cumpriam isolamento por terem apresentado sintomas de Covid-19. Outros dois presos empreenderam fuga e se encontram foragidos.

2. Os detentos confeccionaram uma ferramenta artesanal que possibilitou abrir a tranca das celas, empreendendo fuga ao romper a tela de proteção superior do alojamento.

3. Os cinco presos saíram juntos do alojamento 01, sendo que dois deles foram recapturados ainda dentro do presídio e três conseguiram pular o muro. No entanto, um terceiro foi recapturado na área externa da unidade.

4. Os presos Nelinho Ferreira de Lima e Jhon Kenedy Souza Barbosa empreenderam fuga da Unidade Penitenciária do Quinari e permanecem foragidos.

5. Os três detentos recapturados serão encaminhados ao isolamento preventivo em outro pavilhão, também destinado aos casos suspeitos de Covid-19. No âmbito da unidade, eles responderão a procedimento administrativo disciplinar.

6. O Iapen informa que os cinco detentos se encontravam no alojamento 01 por uma questão de protocolo de saúde, uma vez que após serem considerados suspeitos, receberam diagnóstico negativo por meio de exames.

7. O Iapen informa, ainda, que as buscas continuam sendo realizadas na área externa ao presídio no intuito de encontrar os presos foragidos.

Rio Branco – Acre, 12 de maio de 2020.

 Arlenilson Cunha

Presidente do Iapen


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.