Promotora investigará se genro do prefeito de Senador Guiomard estaria usando carro oficial para fins particulares

Por Wanglézio Braga

A promotora de justiça, Eliane Misae Kinoshita vai investigar mais uma denúncia de uso de carro oficial para fins particulares em Senador Guiomard. Misae publicou na edição de hoje (06) no Diário Eletrônico do MP uma portaria que abre Inquérito Civil para investigar se o genro do prefeito Jucimar Souza estaria usando a caminhonete da prefeitura para uso particular configurando possível ato de improbidade administrativa.

Segundo o documento de Eliane, o genro de Jucimar foi visto fazendo viagens entre os municípios de Senador Guiomard e Capixaba, pela BR-317, conduzindo o veículo oficial e que em consulta ao Portal da Transparência do Município não constava seu nome como motorista da prefeitura.

A promotora alertou que a utilização de bens públicos para finalidades particulares, assim como por pessoas estranhas ao serviço público pode, em tese, caracterizar Ato de Improbidade Administrativa, por ofensa aos princípios da administração pública, por prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito, sem olvidar de eventual responsabilidade criminal.

Portal O Rio Branco tentou contato com a prefeitura de Senador Guiomard, mas não conseguimos ter êxito.

A segunda investigação

Nesta semana, a promotora também publicou uma portaria para investigar também uso indevido do carro da prefeitura desta vez pelo secretário de comunicação da prefeitura. Segundo a denúncia, o carro estava sendo usado para que o secretário de Senador Guiomard fosse assistir às aulas em Rio Branco numa universidade particular onde cursa direito. O Portal entrou em contato com o secretário que negou a denúncia e ainda disse que a investigação seria revanchismo e “obra da oposição”.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.