O Rio Branco

Hoje é 17 de Novembro de 2018

Meio Ambiente

goresta

11 de Agosto de 2014 às 14:27:49

Kátia Farias, da TV Rio Branco

Rio Branco está sediando a reunião anual da força a tarefa dos governadores para o clima e floresta.  Participam do evento representantes políticos e econômicos dos cinco continentes e ainda de  22 estados da federação brasileira.

O objetivo da realização dessa reunião no estado se dá pelos modelos econômicos sustentáveis que são executados e que vêm trazendo resultados positivos, tanto para o produtor como para o meio ambiente.   

O encontro com representantes da Indonésia, México, Peru, Nigéria, Espanha e Estados Unidos tem como objetivo analisar o modelo econômico e sustentável implementado no Acre e que vem dando muito certo, pois nos últimos anos se registrou uma queda no desmatamento e uma  grande evolução econômica e social.

Willian Boyd está representando os estados unidos da América. Mesmo sem terem assinado o tratado de Kyoto, o  conselheiro sênior e líder do projeto assegura que a maior potencia econômica está em alerta para a escassez dos recursos naturais renováveis.”Nós estamos aqui para aprender o modelo econômico que o estado do Acre implantou e que garante o avanço da economia local e preserva  a fauna e flora, permitindo ainda uma boa qualidade de vida”, afirma.

Esse modelo econômico foi idealizado pelo então prefeito  de Rio Branco, Jorge Viana, que após eleito governador do Acre, manteve a mesma ideia de produzir sem agredir o meio ambiente.

O combate ao uso do fogo e ao desmatamento foi um dos grandes desafios, contudo, a população entendeu a mensagem e hoje o estado do Acre é o único do Brasil e do mundo que desenvolve políticas voltadas para o desenvolvimento visando suprir as necessidades e minimizar os impactos ambientais.

De acordo com o senador Jorge Viana, o Acre é um dos estados da região norte que vem se destacando em sua produção industrial. Para isso, uma política de conscientização  e preservação dos recursos naturais renováveis é repassada para cada investidor e os resultados são positivos, todos saem ganhando.




Compartilhar