O Rio Branco

Hoje é 30 de Abril de 2016

Meio Ambiente

Governo realiza e incentiva plantio de árvores no Acre

21 de Setembro de 2016 às 09:36:11

Essências para a vida na Terra, as árvores são responsáveis pela absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio na atmosfera. Na área urbana, elas atenuam o calor, gerando sombra; filtram partículas sólidas da poluição e são fundamentais para o equilíbrio climático.

O governo do Estado celebra o Dia da Árvore nesta quarta-feira, 21, por meio do seu Programa de Arborização Urbana, desenvolvido desde 2011 pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

A iniciativa consiste no plantio de árvores pelas cidades do Acre, associado à distribuição de mudas e à educação ambiental para a comunidade.

A proposta é tornar as cidades acreanas mais arborizadas e saudáveis, incentivando também o plantio das espécies frutíferas nos quintais das residências.

As mudas são entregues gratuitamente à população (Foto: Arquivo Secom)

Mudas são entregues gratuitamente à população (Foto: Arquivo Secom)

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, um dos objetivos do programa é o incentivo comunitário ao cultivo de espécies de frutíferas. “A ideia é de que nos próximos anos a gente tenha muitas árvores, com a prioridade para as frutíferas, pois as frutas possuem componentes essenciais para a saúde da população.”

Cidade do Povo

Só na Cidade do Povo, conjunto habitacional localizado em Rio Branco, oito mil mudas, entre frutíferas e florestais, foram plantadas nos últimos anos.

A expectativa é de que até o fim da gestão do governador Tião Viana, em 2018, o plantio de mudas da Cidade do Povo seja de 20 mil árvores. Além de realizar o cultivo das espécies nas vias e áreas públicas do bairro, o governo tem incentivado os moradores a plantar espécies distintas de frutíferas nos quintais de suas residências.

Agência

 




Compartilhar