Governo institui grupo para despoluir igarapés, bacias hidrográficas e o Rio Acre

Por Wanglézio Braga

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (09) um decreto assinado pelo governador Gladson Cameli (PP) que institui a Comissão Multidisciplinar de Estudos para Despoluição do Rio Acre, dos Igarapés São Francisco e Maternidade e Bacias Hidrográficas.

De acordo com o documento, seis órgãos públicos vão compor o dispositivo que já deve trabalhar nos próximos dias. Entre as secretarias convocadas, o governo comissionou o DEPASA, SEINFRA, SEMA, IMAC e SEPA.

A ideia do governo é tentar melhorar a qualidade das águas dos principais mananciais do estado bem como adequação do entorno das bacias, igarapés e do Rio Acre de maneira que possibilite a redução do cargo poluidora proveniente do esgoto das águas pluviais, dos lixos urbano e de sedimentos das bacias.

A manifestação oficial do governo para com a despoluição dos mananciais ocorreu meses após a visita do ministro do Meio Ambiente ao Acre. Naquela visita, o próprio ministro gravou um vídeo denunciando o descaso para com o principal manancial do estado, o Rio Acre, que recebe grande fluxo de esgoto sem tratamento todos os dias vindo das galerias do Parque da Maternidade e região do bairro Seis de Agosto.   


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.