O Rio Branco

Hoje é 16 de Outubro de 2018

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente avalia e planeja ações no Vale do Juruá

06 de Fevereiro de 2018 às 09:04:25

Conhecido por sua riqueza ecológica, o Vale do Juruá é um dos polos turísticos e econômicos mais importantes do Acre. Na região, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) executa uma política pública de desenvolvimento sustentável que tem resultado na melhoria da qualidade de vidas dos acreanos, redução do desmatamento ilegal, justiça e inclusão social.

Como de costume, o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, deu início à gestão anual com uma avaliação in loco das ações desenvolvidas em 2017 e o planejamento das atividades previstas para este ano. A reuniu realizada nesta segunda-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, contou com a presença do diretor de Florestas da Sema, Marky Brito, e do gerente da secretaria no Juruá, Isaac Ibernon.

“Esse núcleo da Sema em Cruzeiro do Sul é estratégico, pois atua diretamente na gestão do Complexo Estadual de Florestas do Gregório, onde residem mais de 500 famílias e outras tantas no entorno. Estamos trabalhando na perspectiva de ter um núcleo eficiente, que possa dar respostas, mas principalmente de garantir a preservação e uso sustentável da floresta”, frisou Edegard de Deus.

Somente no Complexo Estadual de Florestas do Gregório e entorno, o governo do Estado destinou R$ 38,8 milhões entre 2011 e 2017. Na zona rural, os investimentos fortaleceram a produção agrícola, dando autonomia e segurança aos produtores, indígenas e extrativistas, que constroem uma economia diversificada.

Para este ano, a instituição já atua na promoção da cadeia produtiva da madeira, por meio do manejo sustentável comunitário. “Queremos impulsionar o setor moveleiro, garantindo de maneira legal que haja madeira disponível. De modo que a floresta gere emprego e renda”, salientou Brito.

 

 

Agência




Compartilhar