O Rio Branco

Hoje é 17 de Agosto de 2018

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente promove curso sobre gestão de recursos hídricos

03 de Maio de 2018 às 08:35:14

No Acre, a gestão dos recursos hídricos é política de governo, executada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). É através do Plano Estadual de Recursos Hídricos que o governo tem consolidado ações nessa área, a exemplo das capacitações ofertadas aos membros da sociedade civil e instituições públicas, que atuam nas unidades de gestão.

Na última semana, técnicos, professores, coordenadores e gestores de Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano participaram do curso de Gestão de Recursos Hídricos e Formação de Organismo de Bacia, promovido pela Sema, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).

“Temos realizado muitas ações de implementação do nosso plano, uma dessas ações é a articulação entre os usuários, sociedade civil e governo, como forma de fortalecer o nosso Sistema Estadual de Recursos Hídricos”, salientou a chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala.

Durante o evento, os participantes receberam informações mais aprofundadas sobre o papel das Unidades de Conservação na proteção das águas, Programa de Regularização Ambiental (PRA), Licenciamento e Outorga de Recursos Hídricos, Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa), entre outros temas relativos à área como: conceito de água no Brasil e como se estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos.

O debate contou com a contribuição do cientista e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Doutor Foster Brown, que ministrou palestra sobre “Mudanças Climáticas”. A atividade contou com a contribuição do Instituto de Meio Ambiente (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

 

 

Agência




Compartilhar