Ufac doa cerca de 500 kg de alimentos

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), entregou nesta sexta-feira, 27, cerca de 500 quilos de alimentos arrecadados durante a realização do 12º Fórum Internacional em Saúde, do 4º Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre e da 7ª Semana de Química, que ocorreramde 27 a 30 de maio,sob coordenação geral do professor Creso Machado Lopes.

A distribuição acontece entre as entidades Acre Solidário, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)e Creche do Rotary Club em Rio Branco.A diretora doCCSD, Raimunda Araruna, falou da significativa contribuição do coordenador do 4º Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre e da 7ª Semana de Química, Creso Machado. "Estão de parabéns o professor e a sua equipe, pelo sucesso do evento e pelo grandioso ato de solidariedade", disse.

A coordenadora do programa Acre Solidário, Marlúcia Cândida, parabenizou a iniciativa e agradeceu a confiança no trabalho realizado peloprograma. "Se todas as ações resultassem em quilos de alimentos, brinquedos e agasalhos, teríamosmuito para ajudar quem precisa", declarou.

A diretora da Apae, Maria das Dores, disse ter ficado feliz pela ação e por escolherem a Apae como beneficiária: "Fico feliz em ver pessoas que se preocupam com o outro."Para a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, açõescomo essa engrandecem a academia: "Contemplamosuma universidade atuandofora deseus muros, contribuindo com a sociedade."

(Ascom-Ufac)

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.