Inflação pode ficar em 2,6% este ano, diz Banco Central

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Departamento de Estadual de Vigilância Sanitária, recomenda que as pessoas evitem ir a supermercados e a outros estabelecimentos comerciais que seguem abertos, levando toda a família, em tempo de orientação aos cuidados para não contrair o novo coronavírus.

Pelo Artigo 2º, parágrafo sexto e inciso 2º do Decreto governamental nº 5.496, de 20 de março de 2020, não está suspensa de funcionamento essa categoria de comércio, “que faz parte da cadeia produtiva e da distribuição de produtos de primeira necessidade para a população”.

No entanto, a Vigilância Sanitária recomenda bom senso e atenção aos cuidados com aglomerações de pessoas na fila do caixa ou na compra do pão ou da carne, devendo elas respeitarem a distância segura de dois metros de distância umas das outras.

Outro fator é o de que, se tiverem de ir às compras, que seja designado um membro da família para esse procedimento, como forma de assegurar ao máximo a proteção contra contaminação de crianças, idosos e outros integrantes do mesmo grupo familiar.

Rio Branco, AC, 26 de março de 2020.
Departamento Estadual de Vigilância Sanitária da Sesacre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.