Sobe para 23 os casos de coronavírus no Acre

Por Wanglézio Braga

Subiu para 23 o número de testes positivo para Coronavírus (Covid-19) no Estado do Acre. O dado foi anunciado durante coletiva realizada na tarde de hoje (25) pelo Ministro da Saúde do Governo Federal, Luiz Henrique Mandetta. Ele manteve preocupação com os números tendo em vista o número de habitantes do estado.

Segundo o ministro, O Boletim Epidemiológico apontou 23 pessoas contaminadas pela doença no Estado. Na coletiva, o Luiz Henrique chamou atenção para a subida dos índices. Por ter uma população pequena em comparação a outras unidades da federação, o Acre configura no segundo lugar no ranking dos estados mais acometidos, levando em consideração o número populacional.

Apesar da situação complicada em todo o país, o Acre ainda é privilegiado por conta de diagnosticar mais cedo um paciente. É que aqui existe o Centro de Infectologia, Charles Mérieux, implantado em 2016, a princípio, para estudar e desenvolver tratamentos a pessoas acometidas por hepatites virais no estado e que vem ganhando bastante notoriedade por aferir os testes para Covid-19.  

Outro fator é que Acre e Bahia, são os únicos estados a possuírem uma unidade do Charles Mérieux. O laboratório está presente também em Pequim, na China, e tem sede em Lyon, na França, todos conectados para promover pesquisas e oferecer exames de doenças infectocontagiosas.

Ao todo no Brasil, 2.433 pessoas também deram positivo para a doença, sendo 57 mortes até hoje. O eixo Rio de Janeiro e São Paulo lidera o número de vítimas fatais. Ontem (24) foram registrados óbitos no Rio Grande do Sul (RS) e Amazonas (AM). 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.