No Acre, Servidor público e uma empresária testam positivo para Covid-19: Número de infectados é de 23

Por Wanglézio Braga

O Governo do Acre confirmou o dado informado pelo Ministério da Saúde (MS) sobre o número total de casos positivos de infecção de Coronavírus (Covid-19) que chegou hoje (25) a 23.  A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) enviou às redações dos jornais o Boletim Epidemiológico da doença.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) informou que subiu de 21 para 23 o número de casos confirmados de contágio por coronavírus no estado, segundo o Centro de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco.

“As duas pessoas mais recentes a testar positivo para a Covid-19 são um servidor público de 42 anos e uma empresária, de 36. Os dois contraíram a doença após contato direto com pessoas que já tinham testado positivo para a doença em Rio Branco. Até o momento foram recebidas, no Centro de Infectologia Charles Mérieux, 295 amostras, das quais 225 foram descartadas porque deram negativo. Agora, 47 casos seguem em investigação para coronavírus no Centro Mérieux, sendo 41 de Rio Branco, 5 de Acrelândia e 1 de Feijó”, informou o Boletim.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.