Fumaça dificulta decolagem de avião no interior do Acre: 'visibilidade muito ruim', diz piloto

Um forte nevoeiro formado pela fumaça das queimadas fez passageiros e tripulação de um voo que saiu do Jordão para Marechal Thaumaturgo, cidades do interior do Acre, esperarem cerca de uma hora para seguir viagem. A situação ocorreu na quinta-feira (22).

O voo estava previsto para decolar às 7h do aeródromo da cidade do Jordão, mas por causa da densidade da fumaça só foi possível por volta das 8h.

Ao G1, o piloto Ricardo Lima, da empresa Rio Branco Aerotáxi, contou que a cena é comum neste período de estiagem, porém, tem se intensificado. Lima levava dois passageiros do Jordão para Marechal Thaumaturgo.

“Tinha a previsão de decolar, mas não tinha condições e tivemos que aguardar. O interessante é que a densidade da fumaça é muito forte, demorou para o aeródromo e a pista ficarem em condições ideais”, complementou.

Ele reclamou que a falta de visibilidade tem trazido transtornos. "No dia anterior [quarta,21], estava em Santa Rosa e lá amanheceu também assim. Em Marechal Thaumaturgo o tempo está um pouco melhor, mais limpo do que lá no Jordão. Muito provavelmente, vai amanhecer do mesmo jeito. [nevoeiro] Aumenta mais por causa da fumaça, que é o que mais prejudica, a visibilidade está muito ruim", lamentou.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, de janeiro até 20 de agosto, o Acre registrou 2.498 queimadas, sendo que 2.123 focos foram registrados somente em agosto - entre os dias 1º e 20.

 

G1

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.