Frente fria chega ao Acre e temperatura mínima pode atingir 14 graus

Mais uma frente fria chega ao Acre neste final de semana, deixando a temperatura amena em todo o estado, tanto neste sábado, 23, quanto no domingo, 24.

O Boletim do Tempo da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), informa que para este sábado o tempo fecha ao longo do dia e a previsão é de céu variando de nublado a encoberto, com pancadas de chuvas e trovoadas, que poderão ocorrer a qualquer hora do dia.

A equipe da Sala de Situação realiza o monitoramento por meio da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com o boletim, neste domingo, 24, a friagem permanecerá em todo o Acre. A previsão para todas as regiões acreanas, inclusive a capital Rio Branco é de um dia com pouco sol.

Na segunda-feira, 25, a friagem começa a perder força no Acre, segundo as informações do Boletim do Tempo. “A previsão é de um dia de céu nublado no Oeste do estado. Na capital e nas demais regiões acreanas, o dia ainda começa com nuvens, mas aos poucos o tempo abre e o sol predomina. Não há previsão de chuva para nenhuma região do estado. O tempo segue ameno durante a noite, madrugada e nas primeiras horas da manhã, mas durante a tarde o calor vai aparecendo”, cita.

Temperaturas:

Domingo

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 14°C e a máxima de 22°C.

Baixo Acre

Mínima de 16°C e máxima de 24°C são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 16°C e 24°C.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 17° C e 25°C.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 17°C e a máxima de 25°C.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.