Socorro Neri escolhe uma pedagoga para ser a nova secretária de Saúde do município

Por Wanglézio Braga

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) aclamou hoje (22) uma pedagoga para assumir a pasta de Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA). Jesuíta Arruda vai responder pela pasta no lugar de Otoniel Almeida que deixou o cargo de Secretário nesta semana após polêmicas de descumprimento de regras relacionados ao enfrentamento da Covid-19.

Em comunicado, via rede social, a Prefeitura da capital diz que a escolha ocorreu após ouvir alguns especialistas em saúde. Jesuita se destacou na gestão municipal e estadual do SUS, tendo o perfil técnico, bom trânsito na área e o respeito entre os profissionais da saúde.

“Ela é pedagoga, especializada em administração hospitalar e com vasta experiência no SUS e nas gestões estadual e municipal de saúde. A nova gestora tem agora a missão de trabalhar no combate à pandemia. Amanhã a prefeita Socorro Neri se reúne com a nova secretária, diretoras da Secretaria Municipal de Saúde e o médico Osvaldo Leal, que coordenará o Comitê Municipal em novo formato”, diz a nota.

A prefeita Socorro Neri também usou as redes sociais para saudar a nova gestora.  “Acabei de anunciar nossa nova secretária municipal de saúde, a gestora Maria Jesuíta Arruda da Silva, que tem o perfil necessário nesse momento em que precisamos contar com a experiência de uma especialista. No combate à pandemia de Covid-19, a nova secretária trabalhará integrada com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, que será coordenado pelo médico Osvaldo Leal e formado por especialistas, representantes das áreas envolvidas e da sociedade”, comentou.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.