Prefeitura de Rio Branco disponibiliza meios eletrônicos para denúncias contra queimadas urbanas

Como forma de ampliar o acesso da população aos meios de denúncia sobre queimadas urbanas e rurais, a Prefeitura de Rio Branco, disponibiliza dois números de telefone e criou um e-mail como mais uma alternativa para que as ocorrências sejam relatadas.

A preocupação da prefeita Socorro Neri é que, com a pandemia de Covid-19, haja um agravamento da situação, uma vez que a fumaça das queimadas provocam aumento nos casos de infecções respiratórias, das vias aéreas superiores, bronquites e asmas.

O serviço está disponível por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e o secretário Aberson Carvalho garante que a identidade de quem denuncia são resguardadas.

"As pessoas que denunciarem terão seus nomes mantidos em sigilo, resguardando seu direito à privacidade. O número ainda não é tão expressivo, mas estamos trabalharmos esta nova forma de fazer denúncia para ampliar o acesso de quem queira colaborar e denunciar. A queimada em áreas rurais e urbanas é crime", ressaltou.

O secretário acrescentou ainda que evitar queimadas, principalmente para limpeza de terrenos baldios, é essencial para otimizar o atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19 nas unidades de saúde.

"A poluição do ar aumenta os casos de problemas respiratórios.e lota os hospitais. Idosos e crianças são os mais afetados e com a atual crise de coronavírus mais pessoas podem ser infectadas. A pandemia não pode se agravar", alertou.

Disk denúncia queimadas:

32285765 / 992271126

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.