Ação da Prefeitura e da Defensoria Pública do Acre garante atendimento em saúde a pessoas em situação de rua

Evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da população em Situação de Rua aconteceu no estacionamento interno da Defensoria Pública estadual

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou, em parceria com a Defensoria pública do Acre, uma ação de cuidados em saúde à população em situação de rua.

A ação foi executada pelo Consultório na Rua e pela equipe da Unidade de Referência da Atenção Primária do Vila Ivonete e proporcionou a oferta dos seguintes serviços: atendimento médico avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação, testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis.

De acordo com a SEMSA, a ação executada na terça-feira (20), no estacionamento interno da instituição, fez parte da programação da 2ª Edição do Projeto Defensoria ao Seu lado – Cidadania Mais Perto de Você, promovida pela Defensoria Pública do Estado.

A ação teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas que vivem em situação de rua e garantir a estas a promoção de direitos humanos e acesso à justiça.

Consultório na Rua

Os Consultórios na Rua foram instituídos em 2011, por meio da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), como uma modalidade de equipes que realizam busca ativa e qualificada de pessoas que vivem em situação de rua. Em Rio Branco, o programa vem sendo mantido pela prefeitura desde o ano de 2012.

No programa de Rio Branco, a equipe é composta por enfermeiro, psicólogo, educador social e um motorista, que possui treinamento de cuidador especializado. O dispositivo móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em diferentes pontos da capital.

 

 

ASSESSORIA