Acre deve registrar mais uma friagem, nesta sexta-feira

Por Wanglézio Braga

O calor abrasador que o Acre vem sentindo nos últimos dias pode dar lugar ao tempo mais ameno, frio. É o que prevê o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) que enviou mais um boletim meteorológico aos jornais informando que se aproxima mais um período de friagem, a terceira neste ano. “A frente fria se aproxima da região centro-oeste do País começa a aumentar a umidade e as condições de chuva no Sul da Amazônia, inclusive no Acre”, diz o Boletim.

O fenômeno da friagem é caracterizado pela queda da temperatura provocada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar sobre áreas do Acre, Rondônia e outros locais da Região Norte.

 “Para esta sexta-feira, o tempo ainda continua aberto, com predomínio de sol pela manhã e aumento de nebulosidade ao longo do dia. A previsão do tempo para todas as regiões acreanas, inclusive a capital Rio Branco, é de céu variando de claro a parcialmente nublado e deve ocorrer pancadas de chuvas com trovoadas em áreas isoladas, entre a tarde e noite”, informou o órgão. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.