O Rio Branco

Hoje é 15 de Julho de 2018

Geral

Tião Viana garante verbas para obras da UPA de Cruzeiro do Sul

20 de Junho de 2018 às 17:28:25

Em agenda no Ministério da Saúde, em Brasília nesta quarta-feira, 20, o governador Tião Viana garantiu a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul. A reunião debateu ainda a liberação de recursos para o controle da malária, com prioridade na entrega de 20 mil mosquiteiros impregnados para o estado.

Tião Viana considerou o resultado da reunião muito positivo para o Acre, principalmente para a região do Juruá, que terá em breve uma UPA moderna. Quando inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento disponibilizará 22 leitos, distribuídos em observação masculino, feminino, infantil, individual e urgência.

A UPA na região do Juruá vai atender uma população estimada em mais de 150 mil pessoas, juntando os habitantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além dos moradores de municípios amazonenses vizinhos, como é o caso de Guajará, onde a população, habitualmente, já procura atendimento de saúde na região.

Além disso, os recursos para o combate da malária irão apoiar as ações que o governo do Estado já vem realizando na região, mesmo que a responsabilidade seja municipal. Ainda este mês, por exemplo, enviará para Cruzeiro do Sul mais uma remessa de equipamentos do Plano de Apoio às Ações de Eliminação de Malária Falciparum, entre eles nove caminhonetes e 24 motocicletas. Ainda em abril deste ano, o governador esteve em Brasília para reivindicar o apoio para este setor, o Ministério garantiu que em julho, os mosquiteiros seriam entregues.

Com este trabalho realizado pelo governo, o combate à malária já apresenta bons resultados. Prova disso, é a redução de 36% nos casos da doença registrados no Acre de janeiro a maio, comparado ao mesmo período do ano passado.




Compartilhar