Dia do filósofo é marcado por palestra baseada em princípios greco-romanos

Antonio Muniz

Em parceria com a Academia Acreana de Filosofia (Acaf), o Centro de Matemática, Ciências e Filosofia (CMCF) da Universidade Federal do Acre (Ufac), promoveu na tarde de seta-feira, na salão nobre da Livraria Paim, no centro de Rio Branco, palestra proferida pelo professor, historiador, filósofo e advogado Sanderson Moura Moura sob o tema: “A Filosofia como espiritualidade laica”. O evento foi o ponto alto das comemorações alusivas ao Dia do Filósofo.

O evento foi organizado pelo professor e filósofo David Hall e pelo coordenador do Centro de Matemática, Ciências e Filosofia da Ufac, professor Ailton Aiala. Acadêmicos de filosofia da Ufac e de outras instituições assim como membros da Escola de Atenas, fundada por Sânderson Moura,

Segundo Sanderson, muitos pensam que filosofia é apenas uma mera intelectualidade, mas na referida ciências também há essência de espiritualidade. Não é apenas uma ciência, mas também uma essência  divina, baseada em princípios cristãos.

O palestrante fez uma explanação geral sobre a filosfia, tanto a antiga,mediável e contemporânea, mas focou mais na antiga, baseada em princípios

greco-romanos. Segundo ele, a filosofia nos deixa bem claro que  está associadas à espiritualidade da humanidade.

 A contemporaneidade, segundo ele, se caracteriza fundamentalmente como a era do amor. Segundo o autor, a secularização e o processo de desconstrução acontecidos na Filosofia não legaram ao homem uma sociedade sem fundamentos, nem mesmo um pessimismo niilista.

 Ao contrário, o que se vê é uma divinização do humano, por meio da valorização do outro como aquele que permite ao homem a saída de si, e, assim, a ultrapassar os limites subjetivistas ao expandir seu pensamento.

Advogado criminalista, Sânderson afirmou, em entrevista à TV Rio Branco-SBT, que após usar os princípios filosóficos passou a ter mais confiança e equilíbrio em suas atividades como operador do direito, tanto na elaboração de uma peça jurídica , quanto na sustentação oral.