FGTS: Caixa libera saque por aplicativo; veja como fazer

Caixa Econômica Federal anunciou que os trabalhadores poderão pedir qualquer tipo de saque do FGTS(Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por aplicativo de celular e indicar uma conta bancária para receber o dinheiro. A novidade possibilita que o saque seja solicitado integralmente pelo app do FGTS. A atualização do aplicativo gratuito já está disponível para dispositivos Android. A nova versão para IOS será lançada nos próximos dias.

“O saque digital é mais uma inovação da Caixa em busca da excelência dos serviços prestados ao trabalhador, que a partir de agora não necessita ir a um ponto de atendimento físico para sacar seu recurso do FGTS”, afirmou o presidente da instituição bancária, Pedro Guimarães. Ao solicitar o saque pelo aplicativo, o trabalhador poderá indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O dinheiro deve cair na conta em até cinco dias úteis, segundo o banco. No aplicativo, o trabalhador também poderá consultar os valores de seu FGTS já liberados para saque, conferir o extrato das contas, fazer a opção pela sistemática de Saque-Aniversário e efetuar o cadastramento do serviço SMS.

Até o dia 14 de fevereiro, foram pagos 27,5 bilhões de reais do Saque Imediato do FGTS, o equivalente a 65% dos recursos disponíveis, para cerca de 59 milhões de trabalhadores. Isso significa que 38% dos que têm direito ainda não efetuaram o saque. Podem sacar até 998 reais os trabalhadores que, até o dia 24 de julho do ano passado, tinham até esse valor em conta. Se a quantia era maior que isso, pode sacar até 500 reais. O limite é por conta. Ou seja, se o trabalhador tiver duas contas, por exemplo, poderá sacar até 1.000 reais, sendo 500 reais de cada uma.

Publicidade

Os recursos do Saque Imediato estarão disponíveis até o dia 31 de março. Após esse período, o dinheiro retorna para a conta do fundo e só pode ser usado nos casos previstos em lei, como demissão sem justa causa, Saque-Aniversário ou compra da casa própria.

Saque-Aniversário

Mais de 2,3 milhões de trabalhadores já optaram pelo Saque-Aniversário, que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. A opção pela sistemática de saque é voluntária e pode ser realizada nos seguintes canais: app FGTS, fgts.caixa.gov.br, internet banking da Caixa ou agências bancárias.

Saiba como pedir o dinheiro do FGTS pelo aplicativo

1. Baixe o aplicativo FGTS; 2. Será preciso fazer um cadastro, com CPF, nome, data de nascimento e e-mail; 3. Cadastre uma senha (deve ser numérica e ter ao menos seis dígitos); 4. Selecione “não sou um robô” e, depois, “cadastre-se”; 5. Após preencher as informações, o sistema enviará um link para o e-mail informado. Entre no e-mail, e confirme o endereço eletrônico; 6. Volte ao aplicativo, informe o CPF e a senha; 7. O programa fará perguntas relacionadas ao seu trabalho, como quando você ingressou em determinada empresa e se trabalhou em determinado lugar; 8. Leia os termos e condições do aplicativo. Se aceitar, clique em “continuar”. Nessa hora, há a opção de cadastrar o número do celular para receber informações sobre o FGTS; 9. A partir daí, é possível consultar extratos e solicitar o recebimento em crédito em conta.

 

Veja!


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.