"Em momento algum fui imprudente", diz arquiteto ao falar sobre positivo para Coronavírus no Acre

Por Wanglézio Braga

Uma das três pessoas que teve resultado positivo para coronavírus (Covid-19), no Acre, usou as redes sociais ontem (17) para tranquilizar os amigos e familiares bem como pedir mais prudência da população tanto ao manter proteção quanto ao proferir julgamentos infundados à respeito da pandemia.

O arquiteto Leandro Rocha testou positivo para o Covid-19. Ele foi um das três pessoas que tiveram o resultado divulgado ontem (17) pelo Governo do Acre. Rocha estava em São Paulo, em um evento de Arquitetura, quando começou a sentir os sintomas. Como prevenção, segundo ele, usou máscaras, evitou contato com as pessoas, e ao desembarcar em Rio Branco fez o exame. Até o momento, ele está em cumprindo quarentena em seu apartamento.

“Tenho minha consciência tranquilo que em nenhum momento eu fui imprudente. Desde o momento em que cheguei, me isolei. O contato que tive foi com outros profissionais que também estavam na feira e que todos já foram avisados e já foram fazer o exame. O que aconteceu comigo, poderia ter acontecido com qualquer outra pessoa”, afirma Leandro.

No vídeo de aproximadamente cinco minutos, ele confirma que foi infectado, porém, entrou no processo assintomático, quando os sintomas estão desaparecendo. “Mesmo assim, estou de quarentena e vou cumprir todo o período necessário para que o vírus seja eliminado”, explicou.

Rocha comentou ainda sobre o processo da quarentena. Uma pessoa que divide o apartamento está cumprindo também o processo, porém, em cômodos diferentes. “Graças a Deus estou bem. Vou cumprir a quarentena e os sintomas que tinha sentindo foram embora”, enalteceu. 

Assista o depoimento, em vídeo, na íntegra: 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.