Vila Campinas recebe ação do Saúde Itinerante nesta sexta-feira

Uma ação do Programa Saúde Itinerante será realizada nesta sexta-feira, 18, na Vila Campinas, localizada no município de Plácido de Castro. Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h na escola Estadual São Luiz Gonzaga.

Serão ofertadas as especialidades de pediatria, gastroenterologia, ginecologia, otorrinolaringologia, cardiologia e clínico geral. Haverá também atendimento do Serviço Social e dispensação de medicamentos.

Outros serviços oferecidos serão exames laboratoriais e de apoio diagnóstico, como preventivo do câncer do colo uterino, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia digestiva alta, os quais serão realizados na Unidade  Mista de Ana Nery.

O programa da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) tem levado atendimento médico especializado a várias localidades de difícil acesso. “Graças ao compromisso do Governo do Estado em garantir saúde à população, em conjunto com o apoio e dedicação dos profissionais que atuam nas ações do Programa Saúde Itinerante, é possível aproximar os usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) e reduzir o tempo de espera por consultas especializadas e também a demanda de consultas da Fundação Hospitalar”, destaca a coordenadora do Programa Saúde Itinerante, Rosemary Vânia Fernandes.

A ação tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, Secretaria Municipal de Saúde, direção da Escola Estadual São Luiz Gonzaga, Unidade Mista Ana Nery, Secretaria de Estado Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), e Exército Brasileiro – 3º Pelotão Especial de Fronteira.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.