CPI da Energia: Primeira reunião após escolha dos líderes acontece na próxima quarta-feira

Por Wanglézio Braga

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o aumento na conta de energia no Acre já foi marcada e alguns requerimentos agendados junto à Mesa Diretora. A informação foi repassada pelo deputado Jenilson Leite, do PCdoB, autor da CPI da Energia, que diz ainda estar satisfeito com a contemplação da oposição na presidência da comissão.   

Jenilson comenta que o primeiro passo, após instalação e a escolha da liderança, foi solicitar junto à presidência da Comissão, documentos endereçados à Energisa com informações de como aferem as contas de energia. “Tem horas que eles só acham que a conta deu um determinado valor e encaminham o boleto para o contribuinte. Nós precisamos ter conhecimento dessa ferramenta para saber se estão sendo feitas cobranças justas ou injustas”, comentou.

A comissão vai solicitar ainda a cópia dos contratos de compras da Eletroacre e de todos os compromissos que a Energisa assumiu com os acreanos. “Nós queremos entender também os compromissos em relação à universalização do programa Luz no Campo e qual foi a arrecadação da Energisa desde quando assumiu. Isso vai servir para fazer um comparativo do tempo respectivos”, ressaltou.

A primeira reunião da Comissão acontece na próxima quarta-feira (22). Além da apreciação e votação dos requerimentos, os deputados prometem fazer visita aos órgãos de fiscalização como Ministério Público do Acre (MPAC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) e começar de fato as oitivas.

“Eu tenho plena confiança no presidente, o deputado Daniel Zen. Também confio no deputado Cadmiel Bomfim que está como relator. Inicialmente ele tinha retirado a assinatura da CPI e depois, após uma reflexão, voltou a assinar, pois viu que em Feijó as pessoas sofrem bastante, sua base eleitoral. A população com certeza vai ver retorno das ações da CPI”, avaliou Jenilson.

Dinâmica das reuniões

Questionado pelo Portal O Rio Branco se as reuniões podem prejudicar as sessões ordinárias tendo em vista que acontecerá no turno da manhã, o comunista ressaltou que “não corre nenhum perigo. As reuniões vão acontecer sempre antes das sessões. Em dias de sessão ordinária, a gente encerra mais cedo ou suspende e depois continua as discussões”.  

Membros da Comissão

Os deputados Daniel Zen do PT (Presidente), Chico Viga do PHS (Vice-presidente), Cadmiel Bonfim do PSDB (Relator),  Jenilson Leite, José Bestene (PP), José Luís Tchê (PDT) e Roberto Duarte (MDB) são membros titulares da CPI.

Os suplentes da CPI foram também definidos: Whendy Lima (PSL), Antônio Pedro (DEM), Wagner Felipe (PR), Meire Serafim (MDB), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Marcus Cavalcante (PTB).


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.