Saiba como funcionará o atendimento da Justiça e da Prefeitura durante feriado

Devido ao feriadão da Semana Santa, em Rio Branco, repartições públicas funcionarão em ponto facultativo na quinta-feira (18). Os serviços essenciais como varredura central e coleta de resíduos domiciliares, bem como, cemitérios e aterro de inertes não serão afetados. O feriado oficial é Sexta-feira da Paixão.

Por conta disso, a Prefeitura de Rio Branco tem alterações no funcionamento de alguns serviços. Na Empresa Municipal de Urbanização – Emurb (a qual cabe a manutenção viária do município), o atendimento ocorrerá por equipes de sobreaviso, para casos emergenciais.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito- RBtrans, explica que o transporte coletivo – linhas de ônibus, horários de funcionamento, bilhetagem eletrônica, orientação de trânsito, sinalização, acessibilidade e mobilidade urbana –, na quinta-feira, 18, terá o mesmo padrão do atendimento realizado aos sábados. No dia 19, Sexta-feira da Paixão, o atendimento será igual ao realizado aos domingos.

As Unidades de Referência de Atenção Primária - URAP’s e Centro de saúde, estarão fechados na quinta-feira (18) e sexta-feira (19). No sábado (20) as unidades de saúde Policlínica Barral y Barral (Tangará), Roney Meireles (Adalberto Sena), São Francisco (São Francisco), Cláudia Vitorino (Taquari), Hidalgo de Lima (Palheiral) e Rosangela Pimentel (Calafate), funcionaram das 7h às 13h, com atendimento normal de sábado.

JUDICIÁRIO

Não haverá atendimento ao público na quinta-feira, 18, e nem na sexta-feira, 19. A medida está prevista no artigo 37, parágrafo 1º e inciso II, da Lei Complementar Estadual nº 221/2010.

Os serviços ocorrem em forma de plantão tanto na instância de 1º quanto na de 2º Grau. Dessa forma, o TJAC atenderá somente as medidas urgentes como, por exemplo, apreciação de habeas corpus, mandados de segurança, comunicações de prisões em flagrante, entre outros serviços.

Após esse período, o expediente de todas as unidades do Tribunal de Justiça, tanto no interior quanto na Capital, será retomado na segunda-feira, 22. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.