Final de semana no Acre deve ser quente e abafado, diz meteorologistas

Por Wanglézio Braga

O terceiro final de semana vai ser quente e abafado no Acre. De acordo com os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), que enviaram nota às redações, o sábado (18) terá predomínio de sol entre nuvens. O fluxo de umidade vindo da Amazônia favorece o tempo instável.

“A previsão para todas as regiões acreanas, inclusive a Capital, é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde.  Já no domingo (19), o dia será de predomínio de sol entre muitas nuvens, com o tempo variando de nublado a encoberto, e tem possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas, inclusive na Capital Rio Branco”, informa o boletim do SIPAM.

Para segunda-feira (20), a instabilidade continua sobre o Acre e o tempo continua carregado em todo o Estado. Para Rio Branco e demais regiões acreanas o “dia será de predomínio de sol entre muitas nuvens, deixando o tempo nublado e no período da tarde e noite ocorrem pancadas de chuva que poderão vir acompanhadas de trovoadas”.

QUASE A MÉDIA 

Sobre as chuvas, até ontem (16) choveu quase 100% da média de todo o mês, na região do Alto Acre, mas somente 29% em Rio Branco. A informação é do pesquisador Davi Friale que acrescentou ainda que a capital “ficou 9 dias sem chover, devido à entrada de ar seco impulsionado por uma alta pressão atmosférica na região portuguesa dos Açores”.

Para o final de semana, Friale prevê “tempo instável, mas abafado, com chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia. Alta probabilidade de chuvas fortes, com raios e ventanias moderadas. A umidade do ar mínima, na parte da tarde, varia entre 65 e 85%, no leste e no sul do estado, e entre 55 e 75%, nas demais áreas. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, de direções variáveis, com possibilidade de rajadas moderadas”.