Ex-prefeito de 78 anos é homenageado com a Estrela do Acre por Gladson Cameli

João Barbosa de Souza administrou Cruzeiro do Sul de 1985 a 1988, e assumiu novamente o Município quando Orleir Cameli tornou-se governador do Estado do Acre

O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Barbosa de Souza, 78 anos, foi agraciado com a Medalha da Estrela do Acre,  a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Acre a pessoas que contribuíram, significativamente com a sociedade pelo trabalho destacado ou por ato de bravura.

João de Souza, que mora em Rio Branco, é o patriarca de uma família de sete filhos, 19 netos e cinco bisnetos. De 1985 a 1988, ele foi prefeito de Cruzeiro do Sul, sua terra-natal, sendo também vice-prefeito do então prefeito Orleir Cameli, tio de Gladson, em 1995. Souza assumiu a prefeitura pela segunda vez, quando Cameli venceu as eleições para governador. A alegria e a descontração tomaram de conta da cerimônia, que tem um simbologia grandiosa na vida do homenageado. 

Professor aposentado, João de Souza também foi um dos primeiros docentes de contabilidade no Acre, lecionando na já extinta Escola Técnica de Contabilidade, em Rio Branco. A concessão da honraria, no grau de Grande Oficial da Ordem da Estrela do Acre, aconteceu na sua residência, no bairro Floresta, diante da dificuldade de locomoção que o homenageado enfrenta. Além da estrela e do diploma, Souza teve seu nome incluído no Livro da Ordem e será anunciado também no Diário Oficial do Estado do Acre.

“Tenho muito orgulho deste homem. E aqui nós vimos em gratidão e em reconhecimento pelo que o senhor representou para o Acre e para todos nós. Além de respeitá-lo como um homem público honrado e um pai de excelência, o senhor também tem o nosso reconhecimento enquanto cidadão que muito contribuiu para a sociedade cruzeirense e acreana como um todo”, afirmou Gladson Cameli, ao fixar a honraria no peito do agraciado.

O governador tem um apreço especial por João de Souza, a esposa, Lígia Pereira de Souza, 77, e pelos demais integrantes da família, sobretudo, porque construíram juntos uma amizade baseada no servir ao próximo e na convivência das lutas políticas por um Vale do Juruá socialmente mais justo para todos. Ao final, a família ofereceu um café da manhã ao governador e sua equipe, seguido de uma oração de agradecimento e para que Deus abençoe a administração do governador Gladson Cameli.

 

Agência de Notícias do Acre