Membros da CPI dos Consignados se reúnem na OAB/AC

 Por Wanglézio Braga

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados estiveram hoje (16) reunidos com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Acre, Erick Venâncio. No encontro, os parlamentares pediram a ajuda da instituição para futuras parcerias que visam ajudar a população que foi lesada por instituições financeiras.

A CPI foi proposta pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), e apresentada pelo líder do governo, José Luís Tchê (PDT). O deputado Roberto Duarte, do MDB, é o relator.

A CPI vai abrir uma investigação para apurar a concessão de empréstimos consignados a servidores do Estado, com o intuito de melhorar a vida desses trabalhadores que muitas vezes são ludibriados com propostas apresentadas pelas agências. Outro ponto discutido é como esse fator tem prejudicado a economia, uma vez que um grande percentual deixa de ser aplicado no comércio.

“Iniciando os trabalhos dessa segunda-feira com a reunião com o Presidente da OAB/Ac, Erick Venâncio, para discutir sobre A CPI dos Consignados, da qual sou relator. A CPI busca abrir uma investigação para apurar a concessão de empréstimos consignados a servidores do Estado, com o intuito de melhorar a vida desses trabalhadores que muitas vezes são ludibriados com propostas e juros abusivos apresentadas pelos bancos e financeiras”, escreveu em sua Rede Social, o deputado Roberto Duarte.

No encontro com Erick Venâncio, participaram ainda os deputados Wagner Felipe (PR) e Edvaldo Magalhães, do PCdoB.  Outros membros como Chico Viga (PHS)e Antônio Pedro (DEM) não compareceram na reunião. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.