Falta de medicamentos na farmácia da Prefeitura de Assis Brasil vira investigação do MP

Por Wanglézio Braga

O promotor do Ministério Público Estadual do Acre (MPAC), Rafael Silva, abriu procedimento para investigar a falta de medicamentos na farmácia municipal gerenciada pela Prefeitura de Assis Brasil. O procedimento foi publicado na edição de hoje (16) do Diário Eletrônico do MP.

No documento, o promotor considerou que recebeu a informação de que estaria havendo desabastecimento da farmácia municipal e que através de uma vistoria foi detectado tal situação. Segundo o Relatório de Vistoria 90/2019, medicamentos como metildopa e enalopril, maleato de enalapril, além de baixo estoque de insulina NPH e regular estariam em falta, mas segundo o farmacêutico responsável “o tamanho do almoxarifado não permitiria a manutenção de um estoque maior desses últimos medicamentos”.

Por conta disso, o promotor pediu maiores informações da Prefeitura bem como da Secretaria de Saúde de Assis Brasil, mas não houve respostas para os questionamentos. O promotor considerou que “fato este relacionado à possível existência de violação de direitos e passível de apuração, havendo a necessidade de colher outros elementos para melhor identificação do objeto”.

O promotor, por fim, pediu que no prazo de dez dias o farmacêutico produzisse um relatório do sistema de dispensação de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todas as receitas médicas apresentadas pelos usuários neste ano, nos quais tenha havido a solicitação ou dispensação dos medicamentos/ substâncias metildopa, enalapril/maleato de enalapril, insulina NPH e regular. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.