ALEAC realiza sessão solene em alusão ao ''Maio Amarelo''

Por Wanglézio Braga 

A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou na manhã de hoje (16) uma sessão solene em prol do ''Maio Amarelo''  destinado a visibilidade da segurança no trânsito no Brasil. O requerimento que pediu a sessão temática é do ex-lider do governo, deputado Gehrlen Diniz, do PP.

Foram convidados para a sessão, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), do Departamento de Trânsito do Acre (DETRAN-AC), da Polícia Militar pelo Batalhão de Trânsito da PM (BTPMAC) e entidades que trabalham com a temática do trânsito. 

''No trânsito, precisamos ouvir mais às crianças pois elas tem a condição de dar valor à vida. Vamos levar essa mensagem da responsabilidade de um trânsito seguro que dever de todos nós. Os índices, hoje, são de grandes índices de acidentes, espero que consigamos bater a meta na redução desses acidentes o quanto antes'', justificou Diniz.

Nas galerias, vários agentes de trânsito assistiram os discursos ao lado de professores de autoescolas convidados. A interação entre as escolas e autoridades do trânsito também é uma das finalidades da campanha. 

Vale lembrar que o Maio Amarelo é um movimento internacional criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil aderiu a campanha em 2014.  A edição de 2019, no Acre, trouxe novidades como a primeira vez que o estado possui representante/coordenadoria local o que facilita a realização de atividades amplas e mais complexas sobre o trânsito. Neste ano, a campanha vem acompanhada de uma hasteg #meouça para lembrar que uso do telefone celular e o trânsito não combinam. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.