Memorial dos Autonomistas abre exposição Rivasplata: Vida em Cores

O Memorial dos Autonomistas abre nesta quarta-feira, 15, a exposição Rivasplata: Vida em Cores. As obras retratam as várias fases do premiado artista plástico peruano Jorge Rivasplata, que reside no Acre há quase 40 anos.

A vernissage será realizada às 19h30 e a entrada é gratuita. A abertura da exposição contará com a participação especial do cantor e compositor acreano Pia Vila. As obras ficam expostas a visitação até o dia 12 de junho.

A exposição é uma realização da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. “A proposta é mostrar a trajetória do artista em quase quarenta anos de carreira aqui no Acre”, explica Glicério Gomes, presidente da AAPA.

O trabalho reúne 85 obras produzidas por Rivasplata ao longo da carreira. Ele tem 85 anos, então é como se tivesse produzido uma obra a cada ano. “Essa é uma das minhas últimas exposições e conta com uma seleção dos meus melhores trabalhos. Só  quero agradecer a todo o apoio que estou recebendo para a realização dessa vernissage”, salienta o artista.

O artista

Rivasplata nasceu no Peru, mas morou durante anos na Bolívia, por isso, ao tratar de sua nacionalidade, ele utiliza a nomenclatura “bolpebra”, que faz referência aos três locais que fazem parte da sua história. Ao longo da carreira, o artista já realizou mais de 130 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.